Noss, terceiro post na mesma semana! I’m on fire!
E considerando que eu trabalho e estudo durante a semana inteira, sim , isso é inédito. Queria que rolasse mais L mas chega de papo.
(Mini foxie está feliz)
Hoje trouxe dois; isso mesmo, DOIS goodies de ilustrações fashion pra vocês! “Goquê?” Goodies, a quem não souber, são conteúdo que você pode pegar de boas contanto que dando os devidos créditos a quem fez/disponibilizou como tal porque do contrário minha advogada vai bater na sua porta VEJAM A SEGUIR: (depois do pulo)
Uma ruiva (claro) com um suéter peludo brilhante e que me foi dito que parecia um crossover de japonesa com francesa. Japonesa ou francesa?
E essa foi finalizada tem uns dias mas só tive mesmo tempo de postar agora:
E esta é um fruto do absoluto nada, sério, inclusive ela é o fruto do passo-a-passo que eu vou pôr aqui agora.
Passo-a-passo de ilustração
birdlover/twitterparanoia/somethingblue
Thiiiis is hooow I doooo Eeeeet!
Normalmente a idéia do desenho vem pra mim, daí eu faço uns trinta rascunhos á mão ou no photoshop mesmo, e o negócio vai se desenvolvendo. No entanto, há outros casos em que eu simplesmente estou afim e –milagrosamente- estou com tempo, daí eu simplesmente abro o photoshop, e fico assim por algum tempo.
Aí eu começo a rabiscar com um pincel azul claro, que é o que eu chamo de minha primeira etapa onde eu penso na pose do ser humano que eu quero fazer (se for um ser humano). Dessa vez eu me saí com algo assim:
Esse esqueletinho feio é como eu me baseio pra começar um desenho do zero, e você pode reconhecer essa mesma técnica de algum livro-guia de tutorial de desenho japonês genérico. Eu demoro um pouco nele porque fico apagando e refazendo o que não parecer bom na imagem final. É importante enxergar nesse monte de linha azul o desenho final pra saber se ela não vai ficar tipo com um braço deformado ou uma perna maior que a outra etc.
EM SEGUIDA, quando já estiver satisfeita com o esqueleto azul, eu faço um preenchimento pra começar realmente a dar forma.
Esse é o que eu chamo de o meu segundo passo. Numa camada nova, CLARO (CAMADAS SÃO VIDA, USE MUITAS. Sem se perder claro) eu faço o que pode vir a ser a forma final do corpo com linhas em vermelho.
Como se pode ver, assim como o esqueleto azul, o preenchimento vermelho é feito BEM porcamente sem visar qualquer “retinha” ou linha bonitinha visando só a forma final. Daí o nome, HAHA sou espertíssima.
Agora sim, fazendo e refazendo estou satisfeita com a forma básica e posso partir pro lineart, que é a linha definitiva do desenho. Pra isso eu oculto o esqueleto e só diminuo consideravelmente a opacidade do preenchimento vermelho, e numa nova camada, eu escolho a cor do lineart (eu gosto muito de trabalhar com marrons nessa parte, dão um ar mais s
uave no resultado final) e começo a parte mais estressante e ao mesmo tempo mais relaxante (sim eu disse isso) de todo o processo. Porque você exercita uma qualidade que eu não tenho, que é a paciência.
Nesse tipo de desenho “rápido” (pff) eu não procuro me focar tanto em detalhes ou sombreamento – na verdade meu ponto é justamente deixar o desenho “flat” sem nenhum tipo de profundidade, pra ficar bem “rascunho-fashion-que-ficou-bonito-e-tenho-pena-de-continuar-mexendo-porque-assim-ficou-bem-legal”. Tem muito desse estilo no weheartit, então devem saber do que eu to falando. 😀 MOVING ON
Feito o rosto (com foco no princípio que eu acabei de falar) eu faço o cabelo sem lineart mesmo, seguindo meu instinto sem um formato pré-definido – com um pincel de três pontas fino, como esse:
O vestido foi feito com uma cor de lineart do próprio preenchimento dele, pra fugir um pouco do marron.
E aí temos o fatality; texturas!
Essa textura é da Nee do DeviantArt (eu NÃO consegui achar o link; essa textura ja ta aqui faz tempo, e tudo de informação que tem é “done by _nee_from_deviantart então tipo), e eu a usei como estampado do vestido; sem qualquer preocupação com fazer ela seguir o movimento do mesmo etc porque senão fugiria ao conceito flat mencionado anteriormente. É justamente uma textura CHEGUEI aqui ou um brush diferente ali que dá aquele “tchan” a um desenho sem profundidade como esse. Outra coisa que vocês já devem ter visto por aí.
Toques finais; detalhes de movimento bem simples no vestido, blush característico e gigante no rosto, batonzinho leve – e um toque que eu ADORO dar nos meus desenhos, e não me recordo se já vi alguma outra pessoa fazendo, só sei que faço desde que me entendo por gente; que é colocar TODA a cor dos olhos, da cor que eu quero que seja a pupila. Fiz isso por acidente uma vez e achei o tom dado ao conjunto todo muito suave. Daí vez ou outra eu faço, quando for desenho sem detalhes, porque daí pra fazer algo mais elaborado NADAVER fazer parecer que a moça ta usando toda a maquiagem predominantemente de uma cor, né? Moving on.
Foram então acrescentados passarinhos da mesma cor dos olhos e sapatilha (detalhe importante, o significado das cores; nesse desenho eu quis fazer os três elementos ficarem interligados e se sobressaindo juntos do resto por meio de terem a mesma cor), eles que aliás já tinham surgido na minha cabeça pra idéia final quando eu escolhi a pose e o modo como o vestido e o cabelo estariam; BITCHES BE BIRD LOVIN’.
E estamos prontos!
Desculpem se eu confundi mais ou menos, mas pensei que como esse desenho foi ligeiramente rápido de fazer (não foi mais que duas horas no total), podia muito bem mostrar como foi feito. Será?
Enfim, podem pegar ela pra usar em blogs layouts e afins também se quiserem. Claro, ressaltando, dando os devidos créditos a mim e ao blog, pode ser até bem discreto, contanto que haja, e jamais, JAMÉ dê sequer a entender que foi você quem fez. Posso ter feito um desenho de um sol de canto de página vesgo mas ainda assim, é meu desenho e eu tenho um histórico de ciúme deles. LMas vou pirar de alegria se ver eles serem usados corretamente por aí! 😀
Be good!
Beijosmil
PS: Agora tem uma página só pra Goodies aqui no blog! 😀 Aí do lado <
PS1: A Ana Beatriz Carvalho fez um post sobre as minhas ilustrações lá no blog divo dela! <3
Corre pra ver!PS2: A
Evellyn disse que vai me entrevistar, só não sei quando – FEELS GOOD MAN
PS3: Btw eu to trabalhando num layout novo pra ela, vou tentar terminar antes de desmaiar de sono.
PS4: Olha, eu come
cei a escrever isso aqui dia 02, mas agora que vi que no resto do Brasil já é dia 03. 🙁 Chatiada. Bom, primeiro post da semana então!
PS5: Como bem sabem, eu faço ilustrações para blogs e afins ao preço mais legal do bairro do limoeiro, então
curtam a página destinada ás encomendas e recomendem prazamiga!
PS6: Todos os adendos do mundo ficam em formato de PS, deal with it
PS7: GIFS ANIMAM QUALQUER POST, BJS
.